Orientações sobre anestesia

Jejum

O jejum é um dos preparos mais importantes e deve ser rigorosamente seguido. Veja aqui as instruções para o jejum pré-anestésico.

 

Humanização na anestesiologia

O Sabará Hospital Infantil tem um Projeto de Humanização em Anestesiologia, que busca minimizar a ansiedade de forma lúdica, oferecendo brinquedos às crianças na recepção do centro cirúrgico e também permitindo que as crianças tragam e entrem no centro cirúrgico com seus objetos preferidos.

A presença dos familiares na indução anestésica também é um fator importante para reduzir o estresse e a ansiedade na entrada do centro cirúrgico e nos momentos iniciais da anestesia que, associado à avaliação pré-anestésica (clique aqui para saber mais) e à medicação, tem papel fundamental em minimizar o sofrimento da criança.

Pais calmos confortam, transmitem serenidade e segurança para seus filhos, ao passo que pais temerosos, ansiosos ou chorosos transmitem medo e insegurança. Por isso, cuidadosamente e carinhosamente solicitamos firmeza aos pais  nos momentos que antecedem um procedimento anestésico-cirúrgico, os orientando a falar sempre a verdade, transmitindo confiança e tranquilidade para a criança.

A exceção da presença de familiares nesse momento fica são as cirurgias em crianças com antecedentes de doenças respiratórias ou congênitas, alergias, obesidade e outras situações indicadas como de potencial risco pelo médico anestesiologista. Nesses casos, toda a equipe médica e de enfermagem do centro cirúrgico do Sabará terá o maior cuidado e carinho com a criança, favorecendo uma indução anestésica e despertar tranquilos.

 

Medicação pré-anestésica

Nos casos onde exista indicação, podemos recorrer a recursos farmacológicos como medicação pré-anestésica, o que irá proporcionar uma diminuição da ansiedade e algum grau de sonolência. Idealmente deve ser administrada numa área contígua ao centro cirúrgico (sala de pré-medicação ou recepção de pacientes), para adequada monitoração da criança, evitando transporte do paciente sob algum grau de sedação, além de possibilitar a rápida identificação de reações adversas.

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 31/7/2017