Mensagens interessantes para leitura

 

Se você quer que seu filho cresça saudável, não basta cuidar das doenças, preocupar-se com medicações e tratamentos. Também é fundamental criar com amor, cuidar da educação e do bem-estar da família.

O estilo de vida influencia muito na saúde e no bom desenvolvimento da criança: procure criar um ambiente afetivo, onde há convivência entre pais e filhos, espaço para as brincadeiras, tempo livre, liberdade para a imaginação, abertura para o diálogo.

Nesta página, selecionamos alguns textos inspiradores, que podem ajudar a formar famílias mais saudáveis e felizes.

 

Ensinar a criança a dizer “por favor” e “obrigado” pode mudar o mundo

Quer ajudar a construir uma humanidade melhor em todos os sentidos? Então comece mostrando aos pequenos como certas ações e algumas palavras podem favorecer um contato positivo e empático com o outro. Leia o conteúdo aqui. 

 

A lição de pais e filhos dinamarqueses

Entrevista com a psicóloga Jessica Joelle Alexander sobre o modelo de criação na Dinamarca, com franqueza, diálogo e tempo livre para brincar. Leia o conteúdo aqui. 

 

O que você aprende quando brinca com seus filhos?

O brincar com os filhos tem uma série de vantagens para nós, adultos, também. Leia o conteúdo aqui. 

 

Como lidar com a preguiça de seu filho pequeno?

Quando um adulto faz pela criança algo que ela já pode fazer sozinha, ele tira dela a oportunidade de se tornar mais madura e assumir as próprias responsabilidades. Leia o conteúdo aqui. 

 

Orientações do sono na infância

A duração do sono adequado para a idade leva a uma melhor atenção, comportamento, aprendizagem, memória, regulação emocional, qualidade de vida e saúde física e mental. Leia o conteúdo aqui.

 

Implicações emocionais da chegada de um irmão

O nascimento do segundo filho é uma fase que acarreta mudanças, tanto para a mãe, que precisa cuidar de dois filhos, quanto para o primogênito, que deixa de ser filho único, precisa compartilhar os cuidados maternos e lidar com o sentimento de ciúme. Leia o conteúdo aqui. 

 

Sobre as palmadas

Temos que dar aos nossos filhos o melhor de nós. Inclusive, respirando fundo nos momentos difíceis e procurando conversar de ser humano para ser humano. Leia o conteúdo aqui. 

 

Como ajudar crianças a desenvolverem habilidades para a vida?

Quando a criança nasce, muitas competências que irá desenvolver estão no seu DNA, outras serão construídas com a ajuda dos adultos e das vivências do dia a dia. Leia o conteúdo aqui. 

 

Atividade física e prevenção da depressão infantil

Crianças são inquietas e ativas por natureza, mas mesmo assim precisam ser estimuladas a fazer atividades físicas de modo regular e sistematizado, como um esporte ou brincadeira. Leia o conteúdo aqui. 

 

Ansiedade infantil: por que precisamos ensinar as crianças a esperar

A paciência é uma capacidade que a criança não consegue desenvolver sozinha, portanto precisa de ajuda dos adultos nessa missão. Leia o conteúdo aqui. 

 

Rede Nacional Primeira Infância lança série de animações

Com os temas obesidade infantil, prevenção de acidentes na primeira infância e orçamento Primeira Infância, os vídeos são voltados às famílias, profissionais que atuam com crianças, defensores de direitos e demais interessados. Assista um deles abaixo e clique aqui para ver os demais.

 

 

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 15/7/2017