Primeira UTI pediátrica do Brasil

Criador da primeira Unidade de Terapia Intensiva pediátrica e neonatal do Brasil, em 1974, o Sabará Hospital Infantil deu um passo pioneiro em sua trajetória e na história da pediatria do país.

Aquela UTI foi construída com o que havia de mais moderno em equipamentos de monitoramente cardiopulmonar e ventilação pulmonar mecânica, apoiados numa equipe médica alinhada aos avanços diagnósticos e terapêuticos da época e extensa experiência clínica em pediatria hospitalar.

Com a ampliação da estrutura do Hospital, em 2010, a UTI passou a ter 28 leitos e reafirmou o compromisso da Instituição com essa especialidade de atendimento. Em 2014, a equipe de UTI do Sabará cresceu e passou a operar com 35 médicos, sendo sete deles cardiologistas pediátricos. O quadro geral passou a ter 80% dos profissionais de alta qualificação especializados no atendimento infantil intensivo.

De lá para cá, a UTI do Sabará Hospital Infantil vem se destacando sempre com inovações. É o caso da implementação da ECMO, aparelho que funciona como um coração artificial e um pulmão artificial para o paciente. Saiba mais aqui

 

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 31/7/2017