ECMO: sobrevida a pacientes graves

A ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea) funciona como um coração artificial e um pulmão artificial para o paciente, usando um circuito de tubos, bomba, oxigenador e aquecedor que fica instalado fora do corpo. A sofisticada tecnologia imita a função natural do coração e dos pulmões, permitindo que o paciente poupe esses órgãos enquanto a cura acontece.

Pode ser utilizada em pós-operatório de cirurgia cardíaca, doenças pulmonares graves, quadros de insuficiência cardíaca, trauma ou infecção grave, entre outros.

A Programa de ECMO do Sabará Hospital Infantil faz parte da ELSO (centro 288), sendo o único hospital infantil participante do BrasilOs resultados do Programa de ECMO são notáveis, com as melhores taxas de sobrevida e alta hospitalar do país, comparáveis com os melhores centros mundiais.

Veja a reportagem: médicas cruzam caminho de criança e salvam a sua vida duas vezes

Além disso, o ECMO Team do Sabará Hospital Infantil é altamente especializado, com seus médicos principais treinados e certificados como ECMO Specialists pela ELSO (Extracorporeal Life Support Organization). O time conta com cardiologistas pediátricos, cirurgiões cardíacos, intensivistas pediátricos, neurologistas, nutrólogos, nefrologistas e cirurgião pediátrico. A equipe multiprofissional ainda é formada por enfermeiros especializados em ECMO, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros.

O programa conta com educação continuada e treinamento constante de toda a equipe e parceria com centros de excelência internacionais, proporcionando o melhor tratamento disponível aos pacientes, com resultados excepcionais.