Rotina hospitalar

Kit de higiene

Todo paciente admitido na Unidade de Internação do Sabará recebe um kit de higiene, que é composto por uma latinha colorida que vira um cofrinho, um xampu, um sabonete, um creme dental, uma escova dental, uma esponja e uma touca de banho. Os produtos duram de um a dois dias, por isso dependendo do período de internação recomendamos trazer os produtos de uso pessoal, assim como em casos de alergia ou sensibilidade aos componentes dos itens oferecidos.

 

Enxoval

O acompanhante recebe um kit enxoval para uso durante a estadia, que será trocado a cada três dias, com entrega das 18h às 20h. Em caso de substituição do acompanhante, a troca pode ser solicitada para o Departamento de Rouparia.

Nos banheiros dos quartos, estão disponíveis toalhas para o paciente e para o acompanhante.

 

Rotinas

Não há horário determinado para acordar ou dormir, porém a primeira refeição do dia (café da manhã) ocorre a partir das 7h. O banho costuma acontecer de manhã, especialmente nos casos em que há auxílio da Enfermagem. A limpeza dos quartos acontece duas vezes por dia, de manhã (a partir das 9h) e à tarde.

Visitas na Unidade de Internação são permitidas das 9h às 21h. Clique aqui para ver os horários de visita na UTI. São permitidos dois visitantes por vez. As pessoas a mais que chegarem ao mesmo tempo deverão esperar no térreo até a liberação para subir ao quarto. Pensando no bem-estar de todos os pacientes, solicitamos falar em voz baixa e não fazer barulho nos corredores.

 

Atividades

Todos os dias há uma das atividades da Rede de Humanização no Hospital. Os cães do projeto Cão Terapeuta, por exemplo, fazem sua visita toda sexta-feira das 14h às 15h. O grupo de atores Pronto-Sorrir está no Sabará às terças, quintas e sábados. Já o grupo musical Saracura canta e toca para as crianças todos os dias. Saiba mais sobre a Rede de Humanização.

No 7º andar há duas brinquedotecas. A interna funciona 24 horas por dia e a externa, das 6h às 20h.

 

Nutrição

  • Café da manhã: das 7h às 8h30;
  • Lanche da manhã (colação): das 9h30 às 10h;
  • Almoço do paciente: das 11h às 12h;
  • Almoço do acompanhante: das 12h às 13h;
  • Lanche da tarde: das 14h30 às 15h30;
  • Jantar do paciente: das 17h às 18h;
  • Jantar do acompanhante: das 18h às 19h;
  • Lanche da noite: das 20h às 21h.

 

A retirada das bandejas das refeições será realizada uma hora após a entrega. Todos os utensílios e bandejas entregues nos apartamentos devem estar disponíveis para a retirada da copeira.

Visando a comodidade dos nossos acompanhantes, realizamos inicialmente a entrega do almoço e jantar do paciente.

Os horários de mamadeiras serão definidos conforme prescrição médica.

Utilizamos mamadeiras de referência no mercado hospitalar a fim de garantir a integridade do frasco durante o processo de esterilização a que são submetidas. Caso queira utilizar sua mamadeira, avise o nutricionista na visita de internação.

Após serem entregues pela equipe de Nutrição, as mamadeiras serão retiradas dos apartamentos em até duas horas.

Servimos refeições apenas para um acompanhante, que engloba: café da manhã, almoço e jantar.

O Hospital disponibiliza uma cafeteria com cardápio variado, onde podem ser compradas refeições. Essa cafeteria está localizada no térreo e realiza entregas nos quartos sem taxas ou cobranças adicionais.

Veja mais informações em: Política de alimentos

 

Enfermagem

Os responsáveis pelo paciente, quando ele é admitido na Unidade de Internação, devem informar medicações de uso rotineiro, cirurgias e exames já realizados, doenças preexistentes, presença de alergias e outras informações que julgarem importantes sobre sua saúde. Além disso, é importante que seja informado qualquer reação ou sintoma que ocorrer durante o período de internação.

Na Unidade de Internação há sempre um enfermeiro responsável por cada plantão, que acompanha os cuidados de enfermagem, a evolução dos pacientes e supervisiona o trabalho da equipe. Em caso de dúvidas, solicite sua presença para esclarecimentos.

O apartamento dispõe de sistema de chamada, composto de uma campainha localizada ao lado do leito e uma localizada no banheiro ao lado do vaso sanitário. O dispositivo deve ser acionado sempre que houver necessidade de atendimento de enfermagem. 

 

Fisioterapia

Na Unidade de Internação, há fisioterapia pediátrica (respiratória, neurológica e motora) disponível das 7h à 0h, dividida por turnos das 7h às 13h (manhã), 13h às 19h (tarde) e 19h à 0h (noite), sendo a fisioterapia motora realizada apenas nos turnos da manhã e tarde.

A criança, ao ser admitida na Unidade de Internação, passará por uma avaliação médica na qual será definida a necessidade de realizar o tratamento fisioterapêutico.

Após prescrição médica, o paciente será submetido a uma avaliação fisioterapêutica que definirá a quantidade de sessões necessárias por dia durante o período de internação.

 

Farmácia

No intuito de viabilizar uma terapia segura e adequada para os pacientes, o Sabará conta com mais de 1.000 itens entre medicamentos e materiais.

Caso seja necessária prescrição de medicamento não padronizado e este obtiver registro no Ministério da Saúde, será providenciada compra em empresas certificadas pelo Sabará Hospital Infantil. O prazo está condicionado a fatores como horário da solicitação, disponibilidade do item no mercado e localização do fornecedor.

Havendo recusa referente à marca ou laboratório de medicamentos padronizados pelo Hospital, haverá cobrança particular referente ao medicamento, ou comprometimento do responsável em adquirir o produto e trazer para a validação conforme política da Instituição.

Leia também: Reconciliação medicamentosa

Oferecemos aos pacientes fraldas pediátricas de marca padronizada pelo Hospital, conforme disponibilidade no mercado. Caso haja preferência por outro fabricante, os responsáveis deverão providenciar compra em local de sua confiança. Poderá haver cobrança particular pelo uso de fraldas descartáveis, caso não haja cobertura contratada pelo convênio. Não são cobertos pela operadora medicamentos anticoncepcionais e produtos considerados cosméticos pela Anvisa, podendo haver cobrança particular, caso sejam utilizados no cuidado ao paciente.

Atualmente as operadoras não cobrem lenços umedecidos, por esse motivo informamos que o fornecimento desse item está sujeito à marca existente no estoque do Sabará Hospital Infantil.