Preparação do seu filho

Se pensarmos que o hospital, com muita frequência, é o final de um processo sintomático, na verdade a preparação começa muito antes da chegada ao Sabará. A criança está acompanhando de muitas maneiras seus sintomas e as reações das pessoas, os exames laboratoriais, as visitas aos médicos… Na medida do possível, em cada uma dessas fases, a criança deve participar de seu processo de adoecimento e cura. Chegar ao hospital é mais um pedaço dessa história.

O motivo racional da internação normalmente não faz sentido para a criança, a menos que ele seja bem visível. Por isso, é importante abordar o tema da hospitalização usando uma linguagem apropriada, criando um enredo lúdico com final feliz.

É importante compreender a personalidade, o desenvolvimento e a capacidade de entendimento da criança acerca do que é um hospital. Veja algumas dicas de como falar sobre o assunto com a criança a cada idade. Em todas as faixas etárias, os pais podem e devem pensar em músicas, brinquedos e jogos para entreter os filhos, pois o tempo de internação é desafiador para eles.

 

Recém-nascidos a 2 anos
Nesta fase, o bebê ainda não compreende as situações externas e apenas reage e sente o que os pais sentem. Os responsáveis devem estar preparados para vivenciar esses momentos no ambiente hospitalar e passar segurança ao bebê. Sabemos que nem sempre é possível manter a tranquilidade. Nesse caso, diga ao seu filho que você está pensando em muitas coisas, mas que vai dar tudo certo.

 

2-3 anos
As crianças nesta faixa etária não entendem o tempo da mesma maneira como as crianças mais velhas e os adultos. Considere comentar com o seu filho sobre a sua operação ou procedimento um ou dois dias antes de ir para o hospital, explicando superficialmente por que isso será necessário e quantas coisas relacionadas ao procedimento ficarão melhores depois.

 

3-6 anos
Nesta faixa etária a criança está começando a aprender sobre os dias da semana e desenvolvendo um sentido de tempo. Ainda é difícil para ela entender por que precisa de uma operação ou procedimento. Seu filho pode entender que pode ter feito algo errado. Tranquilize-o explicando que a internação tem o objetivo de fazê-lo se sentir melhor e que nunca será um castigo. Considere dizer a seu filho de 3 ou 4 anos de idade sobre uma operação ou procedimento um ou dois dias antes de ir para o hospital.

 

7-11 anos
Nesta idade, a criança é capaz de entender a razão para uma estada ou procedimento hospitalar. Além disso, as crianças desta idade têm desenvolvido o senso de tempo. Em caso de cirurgia eletiva, você pode contar ao seu filho sobre sua operação ou procedimento cerca de uma semana antes de ir para o hospital. Isso dará tempo suficiente para ele fazer perguntas e falar sobre quaisquer preocupações que possa ter.

 

12 anos ou mais
Nesta idade é melhor incluir as crianças nas conversas desde as primeiras consultas. Incentive seu filho a fazer perguntas e falar sobre suas preocupações com o hospital. A maioria das crianças estão lutando pela independência de seus pais e, ao mesmo tempo, procuram o seu apoio. Pergunte como você pode ajudar seu filho e esteja disponível para apoiá-lo e tranquilizá-lo.