Livros e outros materiais úteis

Livros infantis

Uma maneira de tornar a experiência da internação mais leve para uma criança é lendo livros a respeito. Há algumas opções que tratam sobre o assunto, numa linguagem própria para os pequenos. Veja nossas sugestões:

 

O Menino Paciente

De Leticia Wierzchowski e Marcelo Pires, Editora Record

O livro foi escrito por marido e mulher, com inspiração no filho, João. Conta a história de um menino que fica doente e precisa ir para o hospital. Otimista, a história pode ajudar as crianças que estão vivendo essa situação.

 

Hospital Não É Mole!

De Bel Linares e Alcy, Editora Salamandra

Este livro procura ajudar quem está internado o a entender e tentar elaborar seus medos, inseguranças e ansiedades, e a extravasar suas angústias, chateações e desconfortos.

 

Quatro Tesouros

De Valter Hugo Mãe, Editora Alfaguara

A obra conta a história carinhosa de uma mãe que acompanha as suas filhas, os seus tesouros, durante os tratamentos hospitalares.

 

Laila Vai ao Hospital. É Formiga ou Barata?

De Valdir Cimino, Edições Viva e Deixe Viver

A obra, de autoria do criador da associação, conta a história de uma menininha que precisa ir ao hospital, mas, assim como a maioria das crianças, não está muito disposta a fazer exames ou tomar remédios.

 

O Jogo Eu Conto!  

De Valdir Cimino, Editora Matrix

Pegue uma carta de cada um dos grupos e monte uma história combinando os elementos. É diversão garantida. São milhares de combinações possíveis. Existem cartas que referenciam o hospital. Uma boa maneira de distrair a criança durante a internação.

 

Em Breve Volto para Casa

De Linda Worral, Editora Eko

Marcos quebra o pé e é levado ao hospital. A trajetória da entrada à alta é contada de maneira realista e ao mesmo tempo compreensiva.

 

Quem Tem Medo de Quê?

De Ruth Rocha, Editora Salamandra

Medo de injeção. Medo de escuro. Medo de pegar piolho. Do que é que você tem medo? De tudo isso e mais um pouco?

 

Por Que Ficamos Doentes?

De Ana Maria da Cruz e Cláudia Vital, Editora Papagaio

Uma viagem pelo corpo humano para saber como ele funciona e assim evitar as doenças. Esse foi o desafio das médicas pediatras que traduziram para crianças, em linguagem simples, lúdica e bem-humorada, como podem cuidar de seu corpo.

 

No Hospital dos Brinquedos

De Domingos Pellegrini, Geração Editorial

Quando um brinquedo se quebra, pode ir parar no Hospital de Brinquedos. Ninguém fica contente de estar lá. Cada um deles reclama de alguma coisa e todos têm medo.

 

A Operação da Lili

De Rubem Alves e André Ianni, Editora Paulus

Conta a história de uma elefantinha, Lili, que precisa fazer uma operação para retirar Gregório da sua tromba, seu amigo sapo, que lá foi parar após uma brincadeira. Lili estava cheia de medos, mas uma fadinha ajudou-a a superá-los.

 

As Doenças

De Françoise Rastoin-Faugeron, Editora Ática

Conta o que acontece quando vamos ao hospital, quais são as doenças e os exames mais comuns e como podemos recuperar a saúde e o bem-estar rapidinho.

 

Camila Vai ao Médico

De Nancy Delvaux e Aline de Pétiny, Editora Larousse Júnior

Mamãe leva Camila ao médico e avisa que ela vai tomar injeção. Será que a picada dói? O médico vai ser bonzinho mesmo se ela chorar? No local da picada vai ficar um buraco?

 

Gaspar no Hospital

De Anne Gutman e Georg Hallensben, Editora Cosac & Naify

Coitadinho do Gaspar! Ele engoliu um carrinho e foi parar no hospital. E mais: teve de fazer uma operação. Mas, olha, não doeu nada! Enquanto estava deitado, prontinho para o médico começar a trabalhar, Gaspar fechou os olhos e teve um sonho animadíssimo.

 

Não Existe Dor Gostosa

Ricardo Azevedo e Mariana Massarani, Editora Companhia das Letrinhas

Frieira, alergia, dor de cabeça, asma, bronquite e outras ites, catapora, resfriado, galo, dor de garganta, dor de barriga e até pum – quem nunca teve uma dessas chateações? Nestes poemas, o autor busca mostrar o lado divertido dos males que de vez em quando atacam a gente.

 

Quando Coisas Ruins Acontecem

De Ted O’Neal, Editora Paulus

Nós não podemos proteger as crianças de todas as dores e danos. Mas, com este livro, podemos começar a acalmá-las em relação a seus medos, aliviar suas tristezas e ajudá-las a se curar.  

 

Boi da Cara Preta: Crianças no Hospital

Organizadora: Marluce Leitgel-Gille, Editora Ágalma

Este livro visa colocar o problema da hospitalização aos pais e aos profissionais direta ou indiretamente envolvidos com a situação particular e específica da criança que, adoecendo, perde temporariamente seu ritmo cotidiano, o contato com a família, com a escola e com os amigos.

 

Vamos Vestir os Ursinhos no Hospital?

De Felicity Brooks, Editora Usborne

Com mais de 250 adesivos, este livro se torna um passatempo para uma criança internada, além de abordar o assunto “hospital” de uma maneira divertida.

 

Arthur Vai Para o Hospital

De Howard J. Bennett, Editora Artmed

Arthur fica muito assustado ao ir para o hospital: tem que enfrentar agulhas, passar a noite num lugar estranho e conhecer pessoas diferentes. No final, o livro se propõe a ajudar os pais a lidar com os medos das crianças.

 

Quando Você Está Doente ou Internado

De Tom Mcgrath, Editora Paulus

Falando sobre os sentimentos comuns às crianças hospitalizadas, este livro traz caminhos criativos para a diversão.

 

Quando Nina Ficou Doente

De Ellen Pestili, Editora Cortez

Henrique sentiu muita falta da grande amiga Nina quando ela ficou doente. Para aliviar a tristeza, a avó dele preparou uma surpresa.