Nosso Capital Humano

Investimento no cuidador, entrega de qualidade

Entendemos que cada profissional do Hospital Infantil Sabará tem um papel decisivo e relevante para garantir o bem-estar de nossos clientes e pacientes. Por fazerem parte desse processo, direta ou indiretamente, optamos por chamá-los de “cuidadores”, com o objetivo de envolver e engajar, fazendo com que todos se sintam responsáveis por nosso bem maior que é a qualidade do nosso atendimento.

 

 

 

Recrutamento e Seleção
Criado em 2014, o núcleo de Recrutamento e Seleção foi internalizado e mostrou melhores índices de performance para taxa de efetivação dos contratos.

O prazo para preenchimento de vagas sofreu impacto positivo, beneficiando o funcionamento das unidades produtivas e de apoio do Hospital. Além disso, a criação da área internamente favoreceu o fortalecimento do processo de recrutamento interno de pessoal, importante pilar para a construção de trajetórias de carreira.

Com as mudanças, nosso o índice de rotatividade vem sofrendo queda nos últimos anos. Passou de 4,4% em 2014 para 2,5% em 2015 e para 1,8% em 2016.

 

 

Gestão por Competências
Entendemos que todo processo de mudança e melhoria de performance parte da gestão. Desta forma, construímos um modelo de competências necessárias aos líderes do Hospital, para que sejam capazes de sustentar sua missão institucional ao longo dos tempos.

Iniciado em 2014, o programa de “Gestão por Competências” funciona como uma capacitação voltada para lideranças com o objetivo de desenvolvimento de suas equipes, a fim de otimizar os resultados para atingir as metas do nosso mapa estratégico.

O conjunto de competências propiciou adequado alinhamento e clara definição daquilo que se espera dos líderes, especialmente no que diz respeito ao seu comportamento na Instituição. Uma das decorrências do modelo é a aplicação do próprio instrumento de avaliação de desempenho, que tem como principal objetivo apoiar os profissionais na detecção de seus gaps de competências e oferecer oportunidades para saná-los por meio de um compromisso de desenvolvimento e aquisição de maturidade profissional.

A primeira fase do programa foi concluída no primeiro semestre de 2015 e a segunda iniciada no mês de outubro do mesmo ano. Com a implantação deste modelo de gestão, cerca de 84% dos planos de ação estabelecidos no ano passado foram cumpridos.

Treinamento e Desenvolvimento
Pós-graduação em Administração Hospitalar*
Parceria com o Centro Universitário São Camilo
Participantes: 22 cuidadores
*Iniciado em 2014

Treinamentos Externos
53 treinamentos realizados
Cuidadores treinados: 115
Setores: administrativo, assistencial e operacional

Treinamentos internos
31 treinamentos realizados

  • Gestão por Competências (capacitação de líderes e cuidadores)
  • Sistema TOTVS
  • Indicadores Gerenciais
  • Excelência no Atendimento ao Cliente
  • Utilização prática da ferramenta orçamentária
  • Higienização das mãos – controle de infecção
  • Nova Intranet
  • Uso consciente da água e energia
  • Anotação e checagem de enfermagem para auditoria
  • Plan Do Check Act (PDCA)

Desenvolvimento Médico
Em 2015 nossa diretoria médica esteve focada na estruturação de novos pilares de relacionamento e incentivo ao desenvolvimento das lideranças médicas que deram subsídios para novos projetos da área em 2016.

Neste sentido, foram realizadas reuniões individuais com os sete coordenadores de pronto-atendimento, os oito hospitalistas da Unidade de Internação e dois diaristas da Unidade de Terapia Intensiva, visando a aproximação e o engajamento em projetos futuros, como a implantação dos comitês assistenciais.

Estes encontros se constituíram em uma ótima oportunidade para ouvir as lideranças, conhecer o perfil de cada profissional, suas expectativas e desenvolver um amplo canal de comunicação.

Fortalecemos o incentivo à qualificação da equipe assistencial, realização de trabalhos científicos, publicação de artigos, e apresentações em congressos, com ajuda de custo do Hospital.

Tendo em vista o foco de nossa atuação em alta complexidade, dois médicos de nossa equipe de ECMO puderam realizar estágio de um mês Stollery Children’s Hospital em Edmonton, Canadá.

Também foram desenvolvidas ações de suporte e valorização da gestão da qualidade assistencial e gerenciamento de riscos, durante as reuniões institucionais periódicas com participação dos gestores, demandando o aprofundamento das análises críticas e eficiência dos planos de ação decorrentes.

Merece ainda destaque o desenvolvimento de um plano de contingência para o pico de atendimento em 2017.

Considerando o histórico de impacto da alta demanda relacionada à sazonalidade das doenças respiratórias, esta ação visou mitigar riscos e garantir a disponibilidade racional de recursos, bem como a adequação dos processos assistenciais e administrativos às condições diferenciadas de atendimento durante este período.

 

 

Autor: Equipe Sabará

Atualizado em: 01/8/2017