Incentive alguém a higienizar as mãos!

No dia 5 de maio comemora-se o Dia Mundial da Higiene das Mãos. Este hábito é extremamente importante para se evitar infecções. Aqui no Sabará todo ano fazemos uma campanha para lembrar a todos sobre a importância da higienização das mãos como a principal forma de reduzir o risco de transmissão de infecções. Todos são orientados e estimulados a higienizar as mãos: as crianças, seus pais e familiares, visitantes e profissionais de saúde.

Na última semana, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Sabará realizou uma série de ações. Entre elas, pediu às pessoas para incentivarem alguém a higienizar as mãos e enviar uma foto. As melhores fotos serão divulgadas nas redes sociais e transformadas em vídeo.

Além disso, foram distribuídos aos pacientes e familiares que estão no Hospital leques com informações e orientações sobre a higiene das mãos. Os familiares também são estimulados a lembrar e perguntar aos profissionais se eles fizeram a higiene das mãos antes do cuidado às crianças.

Nos últimos dias, os pacientes e profissionais puderam interagir com uma “caixa mágica”, que mostra, por meio de uma luz negra, se as mãos foram bem higienizadas ou não.

Não se esqueça:

  • A higiene das mãos é a principal forma de prevenir infecções;
  • Visitantes e familiares também devem higienizar as mãos;
  • Você pode perguntar aos profissionais de saúde se eles higienizaram as mãos;
  • A higiene das mãos deve ser realizada em todos os locais onde o cuidado é prestado;
  • Utilize álcool gel ou água e sabão para higienizar as mãos.

Autor: Mariana Setubal

Atualizado em: 04/5/2018