Projeto Lúdico e Brinquedos do Hospital Infantil Sabará

A proposta do projeto das áreas lúdicas do Hospital Infantil Sabará visa proporcionar às crianças um espaço aberto a descobertas. Cada piso representa um ecossistema ou bioma de diferentes partes do globo, com suas respectivas fauna e flora características, e são apresentados por crianças que vivem nestes ambientes, destacando seus diferentes aspectos culturais.

Painéis de grandes dimensões que aproximam a criança da escala real de outras crianças e animais, e apresentam curiosidades sobre eles são distribuídos dentro de cada ambiente temático. Brinquedos interativos exclusivamente desenhados e relacionados com estes temas são as bases do projeto.

Premissas norteadoras:

  • Tratar mais enfaticamente as áreas de espera do térreo, os dois pavimentos do Pronto Socorro Infantil, o terraço do 7º andar e as brinquedotecas dos andares tipo.
  • Assegurar a interatividade dos elementos lúdicos de modo a envolver as crianças cujo espectro de faixa etária varia de 1 a 12 anos, com público alvo predominante de um a nove anos;
  • Propor elementos seguros, não ruidosos, de fácil limpeza e baixa manutenção.

Destacam-se entre os elementos interativos propostos o teatro de marionetes e o siri gigante, relacionados ao tema de praia e mar. Um foguete cujas escotilhas podem ser abertas e fechadas compõem alguns dos painéis das paredes do segundo pavimento, onde a temática é o espaço sideral.

No terraço, que tem como tema as savanas africanas, o brinquedo interativo é um elefante que pode ser escalado pelas crianças descendo pela sua tromba, que se transforma em escorregador.

Além das atividades interativas, há elementos cinéticos, como por exemplo, os girábiles, elementos fixados no teto que giram lentamente em torno de um eixo no primeiro pavimento.

TOPO DA PÁGINA