Histórico

Linha do Tempo do Hospital Infantil Sabará

Índice

O Início

No início da década de 60, um grupo de nove colegas pediatras preocupados em atender seus pacientes, fosse à situação de emergência ou em suas eventuais causas de ausência de atendimento em São Paulo, resolveram idealizar o Pronto Socorro Infantil Sabará.

Em 14 de abril de 1962, o serviço foi inaugurado em um casarão antigo. Na época, contavam com 12 quartos, uma enfermaria e três consultórios localizados no bairro de Higienópolis, na esquina das ruas Alagoas e Sabará.

Uma das primeiras e mais importantes medidas tomadas pelo grupo foi a discussão e o estabelecimento de uma padronização de condutas no atendimento médico. Isso ajudou a uniformizar o padrão de atenção a ser dado ao paciente e a independer do pediatra que o atendesse.

Por muitos anos desde a sua inauguração, os fundadores se revezaram nas atividades médicas e administrativas. Nos plantões de 24 horas, eles atendiam os pacientes e tiravam, revelavam e interpretavam radiografias. Também mantinham em funcionamento a central de oxigênio e realizavam as atividades administrativas.

Os Fundadores do Hospital Infantil Sabará

  • Dr Azarias
  • Dr Benjamin
  • Dr calil
  • Dr Charles Naspitz
  • Prof Nobrega

Sede própria

Em março de 1972, o Sabará passou a operar em sede própria. Ele possuía cinco pavimentos localizados na Rua Dona Antônia de Queirós, apenas 100 metros de distância do endereço original. Dois anos depois, a UTI Pediátrica e Neonatal entrou em atividade com a presença do então Governador do Estado, Sr. Laudo Natel. Com modernos equipamentos de monitorização cardiopulmonar e de ventilação pulmonar mecânica, equipe médica conceituada e comprovada experiência pediátrica, apoio constante dos mais renomados especialistas pediátricos, formação e treinamento de uma equipe de enfermagem e de fisioterapia, fizeram dessa UTI uma das pioneiras no meio pediátrico nacional.

Já em 2010, visando oferecer conforto e bem-estar, tratamento de primeira linha e tecnologia de ponta para pacientes e acompanhantes, o Hospital Infantil Sabará mudou para o novo prédio do complexo hospitalar na Avenida Angélica, nº 1987, em Higienópolis, zona oeste de São Paulo.

No local, foi construído um prédio de 17 andares com um conceito inovador que disponibiliza atendimento em todas as especialidades médicas.

O Sabará Hoje

Em 2003, os proprietários do Pronto Socorro Infantil Sabará resolveram modernizar e profissionalizar a gestão. Foram feitas mudanças neste sentido e, em 2005 venderam o hospital para o Dr. José Luiz Setúbal, pediatra com muitos anos na profissão e idealizador do projeto de fazer do Sabará uma referência nacional no atendimento pediátrico.

Já em 2006, foi iníciado o "Projeto Criança", que previa a transformação do hospital em uma Fundação para fomentar o Ensino e a Pesquisa em saúde infantil, a construção de um novo hospital, onde pudessem ser realizados todos os tratamentos e procedimentos na faixa etária de zero a dezoito anos, equipado com o que há de melhor em termos de aparelhos e, sobretudo valorizando o capital humano e o jeito de atender humanizado e acolhedor.

Foram anos de intenso trabalho, que deu início com a construção de um time de pessoas que acompanhavam profissionalmente e ideologicamente o novo conceito que o Dr. José Luiz gostaria de imprimir à instituição. Foram realizadas visitas a grandes centros médicos pediátricos do Brasil, dos Estados Unidos, do Canadá e da França, para procurar o que havia de melhor para adequar à nossa população e ao nosso ideário.

A seguir, a tarefa foi encontrar o local e contratar os arquitetos, decoradores, luminotécnicos, paisagistas, ilustradores e programadores visuais para a construção do hospital que imaginamos. Tudo isto foi reconhecido, pois ganhamos prêmios pelo projeto arquitetônico, pelo projeto de sustentabilidade e pelo de projeto de programação visual.

Finalmente o sonho foi realizado. Em setembro de 2010, com a presença do prefeito de São Paulo, Sr. Gilberto Kassab e outras autoridades, o prédio foi entregue à comunidade, já como a Fundação Hospital Infantil Sabará.

Sabará equipado e preparado

Hoje, o Hospital Infantil Sabará é sem dúvida o hospital mais bonito, melhor equipado e preparado para o atendimento de pediatria e hebiatria de São Paulo, do Brasil e quem sabe da América Latina. O Hospital conta com médicos das mais diversas especialidades, todos aptos e treinados no atendimento desta faixa etária, um corpo de profissionais da saúde preparado e capacitado para o entendimento dos problemas e demandas das crianças e de seus familiares, em um ambiente preparado para o atendimento exclusivo de crianças.

Nosso Pronto Atendimento tem capacidade para receber 150 mil pacientes por ano, contando com 11 consultórios pediátricos e um consultório de ortopedia e outro de otorrinolaringologista. Cobertura de especialistas à distância para emergências pediátricas (cirurgia infantil, plástica, bucomáxilo, oftalmologia, etc.). Contamos com Centro Cirúrgico com sete salas, sendo uma inteligente e duas preparadas para cirurgias complexas como as cardíacas, neurológicas, ortopédicas, transplantes, e equipadas para cirurgias delicadas de oftalmologia, otorrino, microcirurgia. Equipe de anestesia especializada em anestesia de crianças e pessoas com necessidades especiais.

Nossa UTI é a maior terapia intensiva infantil do Brasil, contamos com 28 leitos, enfermagem especializada no atendimento de crianças graves e a melhor equipe de intensivistas pediátricos de São Paulo. Quartos individuais com cama para um acompanhante e permissão de ambos os pais ficarem com a criança durante o dia. Os equipamentos são de última geração e das melhores marcas. A unidade de internação possui 76 apartamentos e com profissionais capazes de resolver todos os problemas de saúde de uma criança, médicos experientes e especialistas pediátricos que são professores nas melhores escolas de medicina de São Paulo.

Dando suporte a todo o hospital, contamos com um centro diagnóstico, tanto laboratorial como de imagens, capaz de realizar exames dos mais simples aos mais complexos. Temos uma ressonância magnética e uma tomografia e fazemos ultrassonografias, eletroencefalogramas, ecocardiogramas, entre outros exames. Este é o Novo Sabará, hospital infantil, deu trabalho para construir este sonho, mas temos certeza que valeu a pena nosso esforço.

TOPO DA PÁGINA