Departamento de Gastroenterologia - Hospital Sabará
 
Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Gastroenterologia

Departamento de Gastroenterologia

A área de Gastroenterologia do Hospital Infantil Sabará dispõe de uma equipe de gastroenterologistas pediátricos preparados para o atendimento dos principais sintomas relacionados ao trato gastrointestinal, como vômitos, disfagias, dor e/ou distensão abdominal, constipação, incontinência fecal e diarreias, alergias alimentares entre outros.

Nosso time competente também identifica doenças específicas do esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, além do pâncreas e vesícula biliar. Estamos prontos para ajudar seu filho caso ele apresente uma ampla variedade de doenças como refluxo gastroesofágico, constipação crônica funcional e dor abdominal funcional, condições frequentes em pediatria, até casos de maior complexidade, como doença celíaca, doença inflamatória intestinal, acalasia, aerofagia, gastroparesia, vômitos cíclicos, ruminação, doença de Hirschsprung e pseudo obstrução intestinal crônica.

A equipe é composta por Gastroenterologistas Pediátricos preparados tanto para atendimento ambulatorial quando para o de suporte de pacientes internados que necessitem de avalição. Dispomos também de um setor diagnóstico com os melhores exames para investigação de patologias gastrointestinais.

Aqui no Hospital Infantil Sabará o paciente pode realizar desde do exame de radiologia (Raio X simples de abdome, Raio X contrastado de esôfago, estômago e duodeno, trânsito intestinal), Ultrassom de abdome, Endoscopia digestiva Alta e baixa (Colonoscopia), até exames mais complexos como Manometria anorretal, Manometria esofágica, pHmetria esofágica e a impedância pHmetria. Aliás, este último é considerado o melhor exame no diagnóstico de doença do refluxo gastroesofágico em crianças, realizado apenas em dois hospitais em São Paulo.

 

Motilidade do Trato Gastrointestinal

O nosso Sistema Digestivo é um sistema bastante complexo, e muitas vezes não nos damos conta dos processos envolvidos para seu perfeito funcionamento. Na verdade, trata-se de um conjunto de órgãos que deve estar totalmente engrenado do ponto de vista físico, químico e neurológico, garantindo que o processo digestivo ocorra de forma eficiente.

Em alguns casos, alguma parte da engrenagem pode estar trabalhando diferente do esperado, atrapalhando todo o conjunto, causando sintomas como náuseas, vômitos, constipação, diarreia, queimação.

As crianças apresentam quadros bastante sérios de alterações da motilidade. A constipação crônica é problema encontrado entre 15 e 35% da população pediátrica, segundo números brasileiros.

O exame mais apropriado para a realização do diagnóstico é a manometria anorretal, que mede a pressão do esfíncter anal, bastante aceita no meio pediátrico; permite o diagnóstico diferencial entre constipação e incontinência fecal, o que altera completamente a proposta de tratamento.

Se você precisa de apoio para diagnosticar e tratar algum desses problemas no seu filho, conte conosco. Nossos profissionais da área de Gastroenterologia Pediátrica estão prontos para oferecer ao paciente o melhor atendimento possível, e vale lembrar que realizamos todos os exames mais modernos para auxiliar no tratamento da criança.

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual