Departamento de Urologia - Hospital Sabará
 
Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Urologia

Departamento de Urologia

O Departamento de Urologia do Sabará Hospital Infantil recebe crianças e adolescentes de todo o Brasil com problemas clínicos ou cirúrgicos que acometem o aparelho urinário (rins, ureteres, bexiga e uretra) e os órgãos genitais, tanto dos meninos quanto das meninas.

Nossos Urologistas Pediátricos, com formação respeitada e experiência reconhecida no meio em que atuam, contam com a robusta estrutura do nosso Hospital para cuidar do paciente de forma abrangente.

Por sermos uma instituição pediátrica, podemos oferecer à criança um atendimento completo, inclusive envolvendo outras especialidades médicas, além dos recursos mais modernos disponíveis – o que faz toda diferença, sobretudo, em casos mais complexos ou quando há alguma intercorrência grave durante o tratamento.

Nossa média anual é de 400 atendimentos e o foco não está somente em entregar cuidados urológicos de ponta, mas também prestar um atendimento humanizado aos pacientes e acolher também as aflições das famílias.

Essa soma de fatores, que inclui desde equipe multidisciplinar capacitada e UTI de última geração até centro cirúrgico com equipe de anestesistas focados no atendimento à criança, representa grande peso na assistência a esses pacientes que não são “adultos pequenos”, mas, sim, indivíduos com uma série de peculiaridades que precisam ser levadas em consideração.

Com isso em vista, podemos oferecer diagnóstico e tratamento de diversas condições urológicas, dos mais simples, como enurese ou infecções do trato urinário, aos problemas mais raros e complexos, como bloqueios no trato urinário, entre outros que requerem cirurgia. A propósito, em grande parte dos casos com necessidade de cirurgia, a criança consegue se recuperar rapidamente, melhorando consideravelmente sua qualidade de vida.

Nossos pacientes chegam ao Núcleo de Urologia do Sabará Hospital Infantil pelas mais diversas indicações, mas, em geral, vêm recomendados por pediatras ou outros profissionais da área de Saúde os quais conhecem a excelência da nossa equipe.

Caso o paciente dê entrada pelo Pronto-Socorro com algum problema urológico grave, acionamos imediatamente um dos nossos especialistas em regime de plantão.

Além disso, os responsáveis pelas crianças podem agendar, por meio de um telefone exclusivo, uma consulta com um dos nossos urologistas pediátricos no Centro de Excelência, localizado em um prédio ao lado do Sabará Hospital Infantil.

Estamos preparados para auxiliar pacientes que sofrem com diversos problemas congênitos ou adquiridos, clínicos ou cirúrgicos.

Entre os mais frequentes, podemos citar:

  • Bexiga Neurogênica na criança com mielomeningocele (exige, a depender do caso, cirurgia para ampliar a bexiga);
  • Hidronefrose (dilatação dos rins e ureteres);
  • Refluxo vésico-ureteral (quando a urina volta da bexiga para o rim, causando infecção urinária de repetição, o que exige, em alguns casos, cirurgia);
  • Feto com dilatação renal (identifica-se o problema nos exames feitos na gestante, sendo necessário tomar providência antes de o bebê nascer);
  • Hipospádia (anomalia genital; para saber mais, clique aqui);
  • Estenose de JUP (obstrução ureteral que causa aumento renal);
  • Tumores.

 

Observações: 


  • Algumas alterações urológicas na criança são detectadas no pré-natal.
  • Qualquer alteração do trato urinário ou genital, como hidronefrose antenatal, merece avaliação e investigação.
  • A hidronefrose está associada a estenose de JUP, refluxo vesicoureteral, válvula de uretra posterior, etc.
  • Algumas condições são verificadas a partir de alterações detectadas durante o exame físico: fimose, criptorquidia, hipospádias e epispádias.
  • Crianças com histórico de infecção do trato urinário de repetição, perdas urinárias, hematúria, devem ser avaliadas por um especialista.
  • A mielomeningocele é uma alteração do sistema nervoso central que tem repercussão urológica (alteração da função vesical) e necessita de seguimento com urologista.

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual