Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Otorrinolaringologia

Departamento de Otorrinolaringologia

O Departamento de Otorrinolaringologia do Sabará Hospital Infantil é, reconhecidamente, um dos mais completos para oferecer ao seu filho os cuidados para distúrbios envolvendo orelha, nariz e garganta. Crianças que respiram mal, dormem de boca aberta e roncam, assim como aquelas que possuem atrasos no desenvolvimento da linguagem, os quais podem estar relacionados a perdas auditivas – estão entre os casos mais comuns tratados por nossos especialistas.

Nossa equipe de Otorrinolaringologistas Pediátricos é altamente especializada, tanto para os atendimentos de urgência no Pronto-Socorro, como para os casos de ambulatório no Centro de Excelência. Além disso, o atendimento multiprofissional garante que a criança seja bem atendida em sua totalidade.

O Sabará é o único hospital pediátrico no Brasil com uma equipe organizada e especializada em tratar criancas com traqueostomia, a intervenção cirúrgica que consiste na abertura de um orifício na traqueia e na colocação de uma cânula para a passagem de ar.

Essa equipe focada no tratamento de Doenças da Via Aérea Pediátrica é composta por Otorrinolaringologistas e Cirurgiões de Cabeça e Pescoço, Broncoscopistas, Anestesiologistas, Intensivistas Pediatras e todos os profissionais relacionados para reabilitação dessas crianças, como Enfermeiros, Fisioterapeutas e Fonoaudiólogas.

Importante relatar que esse grupo vem desenvolvendo um trabalho de excelência, com mais de 200 crianças tratadas, que vivem atualmente sem traqueostomia. Essa incidência se compara aos grandes centros Americanos e Europeus.

Em linhas gerais, estamos prontos para auxiliar o seu filho caso ele necessite de:

  • diagnóstico ou gerenciamento de distúrbios vestibulares (equilíbrio);
  • tratamento de problemas complexos das vias aéreas;
  • tratamento de otites, amigdalites, rinites, faringites, adenoides, amígdalas e nódulos vocais;
  • tecnologia auditiva avançada em caso de perda auditiva permanente;
  • tratamento para tumores de cabeça e pescoço;
  • apoio para contornar as dificuldades de deglutição ;
  • tratamento para apneia persistente do sono ;
  • acompanhamento caso ele seja dependente de traqueostomia;
  • cirurgia para correção de malformações de orelha.

A prática que temos para lidar com a lista de condições apresentadas pelo público infantil é ampla, já que muitos de nossos profissionais fazem parte dos mais renomados serviços acadêmicos de Otorrinolaringologia do país.

Além do grupo experiente e competente, as crianças que vêm ao Sabará Hospital Infantil contam com todo o apoio em termos de serviços complementares de diagnóstico, enfermagem, estrutura para internação e procedimentos cirúrgicos.

 

Nossos procedimentos cirúrgicos
1 – Dra. Saramira Bohadana
1.1 – Laringomalácia

A laringomalácia é a malformação laríngea congênita mais comum na criança. O Sabará é, inclusive, referência no tratamento dessa condição na criança.

O principal sintoma da laringomalácea é o estridor laríngeo, em que a criança afunda as costelas e não consegue respirar, nem deglutir e dormir bem, o que deteriora seu desenvolvimento e ganho de peso). Essa doença pode produzir obstrução respiratória alta, que pode ser grave, havendo necessidade de manter a criança internada em UTI.

Nos casos leves, que são a maioria, a evolução é espontânea e o estridor pode melhorar até os 2 anos de idade. Para os casos mais complexos que necessitam de internação hospitalar na UTI, é preciso submeter a criança a equipamentos de última geração para promover a ventilação, além de especialistas que executem o procedimento cirúrgico e o tratamento intensivo.

A cirurgia é tecnicamente simples, feita pela boca com endoscópio e laser; o desafio está em realizar o procedimento em crianças muito pequenas, muitas vezes, em recém-nascidos.

A recuperação da criança se dá, em média, no período de uma semana na UTI pediátrica, com a solução definitiva do problema.
1.2 – Estenose Subglótica
A laringe da criança é muito pequena e por causa disso pode sofrer traumas de entubação prolongada em UTI. Após o trauma, ocorre edema, exulcerações na cricóide, que é a região mais estreita na laringe.

A cicatrização desse processo inflamatório inicial caracteriza-se com fibrose e estenose do tubo laríngeo. Essa estenose pode ocorrer em vários graus, desde leve, passando pelo moderado até o severo, em que obstrui totalmente a laringe à passagem de ar.

O diagnóstico pode ser feito ainda na fase inicial com nasofibroscopia na UTI.

O tratamento depende do grau da estenose. Pode ser feito via endoscópica com dilatação com balão, com bom resultado na fase inicial. Em muitos casos, se tratado precocemente, não há necessidade de traqueostomia.

Nos casos graves, que não respondem bem ao balão, é necessário tratamento cirúrgico, com reconstrução laringotraqueal.

O Hospital Infantil Sabará conta com todo o suporte para realizar esse procedimento, com equipe de anestesistas especializada no público infantil.

 

2 – Dr. Robinson Koji Tsuji 
2.1 Implante Coclear

 

Crianças com surdez de grau severo ou profundo seja congênita (nascença) ou adquirida, podem ser tratadas com uma nova tecnologia chamada implante coclear.

Trata-se de uma prótese eletrônica implantada cirurgicamente no ouvido das crianças que permite que crianças com surdez total possam ouvir e se desenvolver normalmente.

Ela pode ser realiza a partir de 10 meses de idade, sendo que quanto mais rápido o tratamento, melhores serão os resultados.

Para a indicação do procedimento, o paciente precisa passar em avaliação otorrinolaringológica e fonoaudiológica pelo grupo de surdez e distúrbios da comunicação do Sabará (Dr. Robinson Koji Tsuji, Dr. Rubens Vuono de Brito Neto. e Fga. Dra. Doris Lewis).

A nossa expertise no cuidado do paciente pediátrico, com centro cirúrgico adaptado e humanizado, equipe de anestesiologia especializada e retaguarda de UTI de alto nível, nos coloca como instituição de referência para lidar com a questão.

Além disso, por contar com cobertura de Otorrinolaringologia no Pronto-Socorro, o paciente é atendido com agilidade se houver qualquer intercorrência durante a internação e também depois da alta, o que traz tranquilidade tanto para o paciente quanto para a equipe médica.

 

2.2 – Próteses Auditivas Osteoancoradas

 

Crianças com má-formação congênita dos ouvidos podem se beneficiar desta nova tecnologia para melhora da sua audição.

Trata-se de uma prótese eletrônica implantada atrás da orelha do paciente e que permite uma audição de excelente qualidade.

Ela pode ser realiza a partir de 5 anos de idade.

 

3 – Dr. Fabrizio Ricci Romano

 

3.1 – Hipertrofia (aumento) de adenoides e amígdalas

A cirurgia consiste na remoção das adenoides e amígdalas aumentadas permitindo que a criança tenha espaço para respirar corretamente.

Indicado para crianças que respiram mal, roncam e dormem de boca aberta. Podem ser realizados, em média, a partir de 3 anos de idade, mas, em alguns casos, logo após o nascimento.
3.2 – Atresia de Coanas (malformação do nariz em que a criança já nasce sem poder respirar)
A cirurgia consiste na abertura das coanas que estavam imperfuradas.

Logo após a cirurgia, a criança já passa a respirar corretamente, melhorando muito a qualidade de vida, do sono, alimentação e o desempenho escolar.

 

Diagnóstico Precoce

As doenças otorrinolaringológicas são extremamente prevalentes nas crianças, estando entre as queixas pediátricas mais frequentes.

Entre as doenças agudas, as mais comuns são as otites ou dores de ouvido, sinusites, faringites e amigdalites. Em relação às doenças crônicas, o destaque fica com as rinites e a hipertrofia (aumento) de amigdalas e adenoides.

A maioria dessas doenças é facilmente tratada, e a evolução do quadro costuma ser excelente.

Mas vale o alerta dos nossos especialistas: o importante é fazer o diagnóstico precoce, isso ajuda a evitar que o problema evolua trazendo outras complicações.

Para evitar que isso aconteça, traga a criança e ouça a opinião dos profissionais do Hospital Infantil Sabará. Aqui você encontrará não só respostas para suas perguntas e tratamento para o seu filho, mas também acolhimento por parte de uma equipe com formação humanizada.