Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Nefrologia

Departamento de Nefrologia

O Hospital Infantil Sabará é um dos poucos hospitais privados que realiza diálise peritoneal ambulatorial em crianças e adolescentes, um procedimento que filtra o sangue, substituindo a função do rim, de pacientes que apresentam doença renal crônica.

Contamos com uma equipe de especialistas que garante tal tratamento para seu filho, podendo ser este procedimento realizado na própria casa do paciente, sob orientação médica, e com acompanhamento adequado.

Nosso Departamento de Nefrologia reúne profissionais competentes e dedicados, com alta qualificação e experiência para tratar bebês, crianças e adolescentes com doença renal, congênita ou adquirida, seja ela clínica ou cirúrgica, que necessitem de tratamento dialítico (diálise peritoneal ou hemodiálise aguda ou crônica), ou tratamento medicamentoso.

Podemos realizar transplantes renais, dar suporte a pacientes com qualquer tipo de doença renal, assim como investigar sintomas que, com frequência, possam indicar doenças renais.

Podemos demonstrar como exemplo casos de bebês atendidos em nosso Pronto Socorro com febre sem causa aparente e, quando avaliados, clínica e laboratorialmente, constata-se a presença de infecção urinária com má-formação no trato urinário, necessitando correção cirúrgica, no sentido de evitar a progressão da doença.

Outro exemplo de doença renal é a hipertensão arterial, diagnosticada por uma simples medida de pressão arterial, procedimento este recomendado para ser realizado em toda criança maior de 3 anos de idade, independente da queixa.

Todos esses casos passam pelas mãos dos especialistas do Núcleo de Nefrologia do Hospital Infantil Sabará.

 

Hemodiálise/Diálise

 

O Hospital Infantil Sabará está apto a atender e acompanhar com excelência todos os casos de pacientes com doença renal aguda ou crônica.

Estamos preparados para dar assistência a pacientes que necessitem de terapia dialítica de urgência, um procedimento realizado em criança sob risco de vidam até que ela recupere sua função renal.

Em casos nos quais não há recuperação da função renal, estamos habilitados a realizar terapia dialítica peritoneal, através de máquinas automatizadas de última geração, médicos nefrologistas pediátricos capacitados e titulados, além de equipe de enfermagem especializada em nefrologia.

Para pacientes em condição grave, como as com quadro séptico ou em pós-operatório de cirurgia cardíaca, dispomos de terapia hemodialítica lenta contínua, realizada 24 horas por dia, em UTI.

Esta modalidade garante um suporte adequado para o paciente, podendo ser realizado por dias ou semanas. Muitos hospitais ainda não possuem esta alternativa terapêutica, que exige profissionais altamente especializados, sendo menos agressiva, já que é possível dialisar a criança mais lentamente, com menor risco de desestabilização do paciente.