Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Ortopedia

Departamento de Ortopedia

Se seu filho quebrou o braço brincando ou praticando esportes, ou se ele sofreu fraturas mais graves em decorrência de um acidente, ou ainda se ele apresenta entorses e dores articulares, você pode levá-lo ao Pronto Socorro do Hospital Infantil Sabará onde o paciente receberá os primeiros cuidados de urgência e emergência, sendo atendido na sequência por especialistas do nosso Núcleo de Ortopedia e Traumatologia Pediátrica.

Temos um time multiprofissional composto por ortopedistas pediátricos renomados, fisiatra, fisioterapeutas, fonoaudióloga, entre outros profissionais com ampla formação e experiência para fornecer um atendimento completo, personalizado e humanizado para a criança, assim como apoio a seus familiares.

Combinamos cuidados imediatos com tratamentos de ponta e abordagem cirúrgica, quando necessário, com cirurgia minimamente invasiva.

Temos um centro diagnóstico centrado na criança que nos ajuda a fornecer um resultado preciso. Radiografia, Ultrassonografia, Tomografia e Ressonância Magnética são exames disponibilizados no atendimento de urgência, onde contamos com médico radiologista 24h em regime de plantão, o qual pode discutir a respeito do laudo diretamente com o médico ortopedista pediátrico para chegarem ao diagnóstico de maneira mais rápida e precisa.

Todas as condições ortopédicas são atendidas no Hospital Infantil Sabará. Entre elas:

  • fraturas
  • lesões
  • escoliose
  • condições do quadril
  • plexo braquial
  • paralisia cerebral
  • mielomeningocele
  • artogripose
  • deformidades angulares e de crescimento dos membros inferiores

 

Também estamos prontos para tratar deformidades de crescimento e desenvolvimento dos membros inferiores, como a Doença de Blount, Epifisiólise e Doença de Perthes, além de Osteogênese Imperfeita (Doenças dos ossos de vidro).

Realizamos um trabalho de excelência junto a um grupo experiente responsável por cerca de 4 mil atendimentos por ano no Hospital Infantil Sabará. A propósito, todos os responsáveis pelas equipes cirúrgicas são formados nas universidades mais renomadas.

Os traumas

O desenvolvimento adequado da criança, incluindo o de seus músculos e ossos, aparece frequentemente como fonte de preocupação e ansiedade dos pais.

Cerca de 15% das queixas em consultórios pediátricos estão incluídas dentro da especialidade de Ortopedia, confirmando que as alterações ortopédicas representam grande parte dos problemas de saúde da criança e do adolescente.

No Hospital Infantil Sabará, o maior número de casos ortopédicos que chega ao nosso Pronto-Socorro está relacionado a traumas.

Para prestar atendimento e oferecer uma resolução imediata a essas crianças, o plantonista, que é um médico ortopedista atuando no plantão, pode contar com o apoio de outro ortopedista na retaguarda cirúrgica, que poderá colaborar na discussão de casos mais complexos.

Em caso de necessidade, o plantonista entra em contato com o responsável do dia, que avalia a situação, agenda horário no centro cirúrgico, solicita o material mais adequado para a criança, e, se for o caso de realizar uma cirurgia, toma as providências para que seja feita o quanto antes. Neste momento entra em cena, também, a equipe altamente qualificada de anestesistas do Hospital Infantil Sabará.

 

Criança x Adulto

Por ser uma instituição totalmente voltada para o público infantil, nossos profissionais são assertivos nos cuidados com o seu filho. Essa expertise em tratar crianças é uma característica essencial, já que o sistema musculoesquelético infantil é muito diferente do adulto, motivo pelo qual as fraturas em crianças também são diferentes.

As lesões das crianças não diferem apenas dos adultos, elas também variam dependendo da idade. Bebês, crianças e adolescentes experimentam diferentes lesões. A apreciação dessas diferenças é essencial para o oferecimento do tratamento ideal.

A necessidade de um experiente Ortopedista Pediátrico para cuidar do seu filho em caso de trauma é reforçada pelos argumentos a seguir:

  • Placa de Crescimento: essa estrutura é a diferença mais óbvia entre o osso da criança e do adulto. Nos bebês essa estrutura é mais forte que o próprio osso. É por essa região que o osso cresce e ajuda a remodelar as fraturas com desvios. Se essa região é atingida por um trauma, pode ser causa de deformidade por lesão das células responsáveis pelo crescimento longitudinal do osso.
  • Periósteo: essa estrutura é um invólucro do osso que contribui até com um terço de sua nutrição, e nas crianças é muito ativo, contribuindo para a cicatrização óssea mais rápida que os adultos.
  • Lesões da fise (placa de crescimento): essas lesões são responsáveis por um quarto de todas as fraturas da infância. São mais comuns nos meninos, no membro superior e na infância. Essas fraturas são de grande importância pois podem afetar o crescimento e o potencial de remodelação das fraturas.