Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Neurocirurgia

Departamento de Neurocirurgia

O Departamento de Neurocirurgia do Sabará Hospital Infantil reúne grandes especialistas no diagnóstico e tratamento de doenças e distúrbios do cérebro e coluna, os quais frequentemente envolvem sintomas graves e exigem tratamentos cirúrgicos complexos.

Pela capacidade técnica, atendimento acolhedor e estrutura hospitalar, recebemos pacientes de toda a América Latina que precisam de cuidados de alto nível.

Nossa equipe de neurocirurgia inclui cirurgiões, médicos clínicos, anestesiologistas, enfermeiros, profissionais de imagem e psicólogos, só para citar alguns, que trabalham juntos para oferecer atendimento integrado e personalizado para cada criança, incluindo cuidados clínicos avançados com uma abordagem minimamente invasiva, sempre que possível.

O Sabará realiza um trabalho de excelência em neurocirurgia pediátrica quando se pensa em preparo da equipe e na infraestrutura para realizar os procedimentos.

Nosso time de especialistas tem formação acadêmica robusta e vasta experiência com o público infantil. A propósito, a formação cirúrgica e o treinamento nessa área da Medicina são bastante complexos, pois a criança tem as estruturas do sistema nervoso ainda em desenvolvimento e possui um volume sanguíneo corpóreo restrito, o que torna a cirurgia delicada e de risco relacionado a sangramentos. Por isso, é necessário planejamento e precisão.

Entre os nossos diferenciais estão o fato de sermos uma instituição voltada exclusivamente para a criança e a forma humanizada com que atendemos nossos pacientes e familiares, desde a chegada até o momento da alta.

Para garantir essa metodologia de trabalho, nossas ações ocorrem por meio de uma rede: a Rede de Humanização, formada pelas áreas de psicologia, enfermagem, hospitalidade e entidades parceiras. Nossa proposta no Sabará é oferecer atendimento ágil, eficaz e ao mesmo tempo acolhedor.

 

Estatísticas epidemiológicas

 

  • A epilepsia é prevalente em nosso meio. Cerca de 30% dos casos corresponde ao tipo focal. (quando se inicia em algum lugar específico do cérebro), e é neste grupo que muitos pacientes podem ser tratados cirurgicamente.

 

  • A mielomeningocele apresenta caráter genético e multifatorial, com incidências de 0,1 a 0,2% na população geral, de 2 a 3% em famílias com um filho já acometido e de 6 a 10% naquelas com dois filhos acometidos.

 

  • A incidência de Paralisia Cerebral pode variar de 1,5 a 5 por cada 1.000 nascimentos.

 

  • Correspondendo a 17%-25% das neoplasias pediátricas, os tumores do Sistema Nervoso Central (SNC) representam a segunda neoplasia mais frequente da infância, nos países desenvolvidos. Já nos países em desenvolvimento é a terceira mais incidente, atrás das leucemias e linfomas. São esperados entre 1500 e 2000 novos casos anualmente no Brasil. (Fonte: artigo Diagnóstico Precoce de Tumores Cerebrais na Infância: Um Desafio Para o Pediatra)

 

 

 

Principais doenças

 

Podemos ajudar você a encontrar respostas para o problema neurológico que afeta o seu filho, e nosso compromisso é reunir esforços para diagnosticar e tratar anomalias do sistema nervoso central (cérebro e coluna) o mais cedo possível para que nossos pacientes tenham a maior chance de experimentar um ótimo desenvolvimento e levar uma vida saudável.

Nosso time reúne excelência técnica nas áreas de disrafismos espinais, malformações congênitas e patologias vasculares.

 

Estamos prontos para atender todas as patologias neurocirúrgicas infantis, como:

 

– Tumores cerebrais e raquimedulares;

 

– Malformações congênitas: mielomeningocele, disrafismos espinhais, craniostenoses, hidrocefalia, medula presa;

 

– Patologias vasculares do Sistema Nervoso Central: malformações arteriovenosas, aneurismas, Doença de Moya-Moya;

 

– Cirurgia para epilepsia;

 

– Complicações infecciosas do Sistema Nervoso Central;

 

– Traumatismos cranioencefálicos;

 

– Tratamento da espasticidade na Paralisia Cerebral Espástica.

 

Paralisia Cerebral

O Departamento de Neurocirurgia do Sabará tem uma equipe formada por neurocirurgiões pediátricos que são referência em Paralisia Cerebral no Brasil.