Departamento de Dermatologia - Hospital Sabará
 
Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Dermatologia

Departamento de Dermatologia

O Departamento de Dermatologia do Sabará Hospital Infantil presta assistência a crianças e adolescentes com diversas doenças de pele, sejam elas congênitas ou adquiridas. Um dos diferenciais do nosso Hospital é que ele reúne uma rede robusta de profissionais com conhecimento e experiência na saúde infantil.

A possibilidade de discutir a respeito dos casos, trocar opiniões e acionar médicos de outras áreas com formação pediátrica, faz com que o problema do seu filho seja tratado não só por uma excelente equipe, mas, com frequência, por várias excelentes equipes unidas. É o que ocorre com a Dermatologia Pediátrica, que atua de maneira multidisciplinar com médicos de outras especialidades do próprio Sabará Hospital Infantil.

Algumas doenças necessitam de diferentes especialidades envolvidas no seu tratamento. O hemangioma da infância, que é o tumor vascular mais comum da pele, é um exemplo. Esta é uma doença que se apresenta, inicialmente, apenas como uma mancha vermelha, mas que pode evoluir rapidamente para um tumor de poucos ou muitos centímetros, causando preocupação nos pais e, dependendo da localização, pode levar também a um grande impacto social. O tratamento rápido se faz necessário e deve ser realizado por equipe multidisciplinar especializada. Além disso, é preciso investigar outras possíveis alterações associadas.

É muito comum que pediatras nos encaminhem seus pacientes para avaliação de doenças da pele. Na Unidade de Internação nossos dermatologistas pediátricos fazem a primeira avaliação da criança e já tomam as primeiras medidas para fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento. Nosso competente time de profissionais está preparado para cuidar de diversos problemas de pele, desde os mais leves até as condições mais graves que exigem cuidados intra-hospitalares.

 

Estatísticas epidemiológicas

A dermatite atópica é uma das principais doenças da criança que leva os pais a procurarem o consultório do dermatologista. É bastante comum nas áreas urbanas, acometendo de 10 a 15% da população geral.

Os hemangiomas são muito comuns na infância e acometem de 3 a 5 pessoas a cada cem nascidos vivos. Cerca de metade dos hemangiomas estão presentes ao nascimento.

Já o impetigo, que representa 60% das infecções de pele bacterianas, atinge até 10% das crianças com problemas dermatológicos.

Ao longo da vida, uma em cada cinco pessoas terá pelo menos um episódio de urticária. O tipo “agudo” é aquele quando os sinais e sintomas desaparecem em menos de seis semanas.

 

Principais doenças

Entre os casos tratados por nossos dermatologistas pediátricos estão:

– infecções bacterianas e virais da pele (ex: impetigo, celulite, exantema viral)

– hemangiomas da infância e outros tumores vasculares

– urticária aguda

– reações cutâneas a medicamentos

eritema multiforme

eczema – dermatite atópica

síndrome estafilocócica da pele escaldada

– síndrome de Stevens Johnson (SSJ)

 

Qualidade de vida

Os especialistas enxergam a criança de maneira global, como um indivíduo completo e com particularidades diferentes de um adulto, e atuam de forma multidisciplinar com outras especialidades para desenvolver o melhor plano de cuidados com foco na melhoria ou recuperação da qualidade de vida dos pacientes.

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual