Departamento de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Odontologia - Hospital Sabará
 
Centros de Excelência e Serviços / Departamento de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Odontologia

Departamento de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Odontologia

O Departamento de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Odontologia do Sabará Hospital Infantil oferece uma gama completa de tratamentos e serviços cirúrgicos para o seu filho, além de apoio para você e sua família.

O time é formado por cirurgiões-dentistas e médicos que cuidam de crianças e adolescentes há muitos anos em nossa instituição e reúnem conhecimentos diversos, tanto relacionados às áreas de Odontologia, Odontologia Hospitalar, Medicina e Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, como também específicos sobre Oncologia e tratamento de pacientes especiais.

 

Odontologia hospitalar

A Odontologia Hospitalar atua nos cuidados das alterações que ocorrem na boca. Na prevenção, no diagnóstico, no tratamento de manifestações bucais de doenças sistêmicas e também no tratamento das lesões decorrentes ou efeitos colaterais dos tratamentos de doenças sistêmicas. Em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), podemos destacar que a redução e eliminação de focos infecciosos em boca reduzem o risco de pneumonia nosocomial nos pacientes em ventilação mecânica. A atuação da Odontologia Hospitalar traz incremento significativo à assistência aos pacientes: promove saúde, reduz o tempo de internação, racionaliza o uso de antibióticos e medicações, propiciam melhora na qualidade de vida.

Principais procedimentos realizados:

  • Redução e eliminação de focos infecciosos;
  • Condicionamento bucal na oncologia geral e no pré e pós transplante de medula óssea e de órgãos;
  • Laserterapia em lesões de mucosite oral, feridas, etc;
  • Protocolos de higiene bucal em UTIs e enfermarias;
  • Dores orofaciais e bruxismo secundário;
  • Instalação de placas protetoras;
  • Remoção de aparelhos ortodônticos;
  • Assistência odontológica preventiva e curativa (extrações, cirurgia oral, periodontia, dentística, etc);
  • Realização de biópsias;
  • Aplicação de toxina botulínica com fim terapêutico.

 

Principais doenças

Um dos procedimentos realizados pelo Departamento de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Odontologia do Sabará Hospital Infantil está relacionado ao trauma de face.

As causas principais desses traumas são as quedas das crianças quando elas estão correndo, além de acidentes com bicicletas, skates e jogos, com predominância no sexo masculino. Geralmente, são envolvidos no trauma os dentes incisivos superiores, comprometendo não só a função, mas também a estética facial da criança.

A maioria dos traumas de face é atendida em nosso Pronto-Socorro sob anestesia local. Outros poucos casos exigem anestesia geral, realizada aqui por uma equipe altamente especializada e preparada para esse tipo de procedimento em crianças.

Além dos traumas de face, são casos frequentes em nossa instituição as infecções odontogênicas, que se apresentam com o abscesso, celulite facial, dor e, em alguns casos, calor e rubor presentes na face. Esses problemas são tratados sob anestesia geral.

As infecções faciais de origem dentária são quadros clínicos que levam frequentemente crianças ao nosso Pronto-Socorro, sendo estes casos potencialmente graves, uma vez que podem evoluir de maneira desfavorável se não forem diagnosticados corretamente e tratados com rapidez. Para esses casos, contamos com uma equipe ágil e bem preparada para o atendimento, uma vez que contamos na nossa equipe com cirurgiões com mais de 20 anos de experiência no atendimento urgente ao paciente pediátrico.

Todos os pacientes portadores de doenças de boca, além daqueles que apresentam alguma inflamação nas parótidas (parotidites) ou de outras glândulas salivares, devem manter o acompanhamento com nossos especialistas para acompanhar o desfecho de cada caso. O período de acompanhamento varia de 2 a 3 semanas.

Quanto às glândulas salivares acometidas por processo inflamatório, o problema costuma ser ocasionado por formação de “pedras” (cálculos) ou por estreitamento dos dutos que servem de caminho para a saliva. As inflamações glandulares de repetição são conhecidas como sialoadenites ou parotidites, o que causa profundo desconforto na criança, dores, podendo exigir internação.

Nesses casos em que o paciente tenha inflamações repetidas das glândulas salivares, pode ser recomendada a realização de uma sialoendoscopia diagnóstica, que é uma técnica de endoscopia das glândulas salivares, um avanço que evita a necessidade de fazer uma incisão no rosto da criança para resolver o problema.

 

Qualidade de vida

Para os traumas de face que implicam em fraturas, o uso de placas e parafusos absorvíveis são um grande avanço. As fraturas faciais pediátricas sempre requereram uma atenção maior por parte dos cirurgiões. O motivo é que as placas usuais de titânio podem limitar o crescimento do tecido ósseo após a consolidação do calo ósseo. Dessa forma, as placas absorvíveis, após garantirem a estabilidade óssea necessária à consolidação do calo ósseo, são biodegradadas e, portanto, não interferem no desenvolvimento dos ossos da face da criança.

O Departamento de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Odontologia do Sabará Hospital Infantil ainda conta com a possibilidade de realizar procedimentos junto aos ductos das glândulas salivares, com finalidade diagnóstica e terapêutica, denominados de Sialoendoscopia. Este grupo de procedimentos tem revolucionado o diagnóstico e o tratamento das doenças obstrutivas e inflamatórias das glândulas salivares, que antes do advento desta técnica permaneciam sem um diagnóstico preciso e com consequente tratamento ineficaz, sendo causa de retornos semanais ou mensais ao Pronto-Socorro.

Tire suas dúvidas pelo nosso Cuidador Virtual