Raio X convencional

O que é

A radiografia simples usa os raios X para criar uma imagem fixa de uma região do corpo. Qualquer parte dele pode ser examinada.
Vários termos diferentes, tais como o “filme”, “imagem” ou “raios X”, são usados para descrever a imagem produzida.
Depois de ler (interpretar) uma imagem, o radiologista fará um relatório, que será enviado ao seu médico de referência.
O Raio X é uma forma de energia, que, dependendo do nível, pode penetrar no corpo e ser absorvido, ou nem penetrar. Os tecidos têm diferentes densidades que determinarão a aparência da imagem na radiografia. Estruturas como o osso não são facilmente penetráveis e aparecem brancas em uma imagem. Estruturas como pulmões, que são preenchidas principalmente por ar, são muito facilmente penetradas e aparecem pretas na imagem. Você não pode sentir os raios X quando passam pelo corpo.

 

A máquina de Raio X consiste em uma longa mesa com uma câmera sobre ela ou uma grande placa na parede com uma câmera apontando para ela. O aparelho não toca no paciente. Há uma luz que sairá dele, para ajudar o técnico no posicionamento da pessoa a fim de se obter a melhor “imagem” possível.

O técnico irá perguntar por que o exame foi solicitado e vai explicar o procedimento para você e seu filho. Os processos variam de acordo com a parte do corpo a ser radiografada. A maioria dos exames requer de duas a três imagens em diferentes posições ou ângulos.

O técnico irá posicionar o seu filho, com a ajuda de uma luz que sai da câmara. Um avental de chumbo será fornecido para a criança, desde que não interfira no exame. Também será dado um de chumbo para o acompanhante. O tecnólogo pedirá para que o paciente se mantenha parado e, algumas vezes, para prender a respiração por um segundo. Você poderá ser solicitado para ajudar a manter seu filho quieto ou parado na posição que o técnico colocar, pois qualquer tipo de movimento durante o Raio X resultará em imagens ruins, “borradas”. Se a reprodução for insatisfatória, haverá necessidade de repetir o exame, resultando em mais radiação para a criança. As imagens são colocadas na tela do computador e são enviadas para o sistema de arquivo de imagens do hospital.

Seu filho não vai sentir os raios X, mas, às vezes, as posições necessárias para estudar a área de interesse podem ser desconfortáveis. Elas só precisam ser mantidas por alguns segundos.

Não há nenhum preparo especial para o exame de Raio X simples, mas algumas coisas devem ser lembradas:
  • Vista o seu filho confortavelmente, com roupas facilmente removíveis, sem botões ou enfeites metálicos. Será dado um avental, se for necessário;
  • Retire acessórios ou materiais com metal (zíperes, grampos, chaveiros) da área que está sendo examinada;
  • O responsável pela criança poderá ficar na sala de exame, mas se for mulher grávida não poderá entrar.
O que você deve fazer quando chegar?
Você deve abrir a ficha no segundo andar do Hospital, no "Posso ajudar", 30 minutos antes do horário agendado.
A lei exige que você traga a receita original do médico informando qual o exame e a razão para ser feito. Deve-se trazer também o documento da criança e o cartão do convênio.
Uma vez que o processo de registo é concluído, o departamento de radiologia será notificado. O paciente será chamado pela senha de atendimento, que aparecerá no painel luminoso. A enfermeira ou o técnico do Raio X chamará e pedirá para que seja respondido um questionário, o qual será avaliado pelo médico radiologista. Depois levará o responsável e a criança para a sala de exames de radiologia.

O que você deve fazer após o exame?
Não há recomendação especial para este exame. A criança poderá seguir a rotina habitual.

Resultados do exame para pacientes
As imagens do exame do seu filho serão interpretadas em até 48 horas e o relatório estará disponível para retirada após esse período.

Autor: Hospital Infantil Sabará

Atualizado em: 05/7/2017