Holter de 24h

O que é

O Holter de 24 horas serve para diagnosticar as arritmias do coração, tanto os ritmos acelerados quanto os ritmos lentos. É como um eletrocardiograma, mas contínuo, que faz a medição por 24 horas.

 



Dra. Cecilia Monteiro Boya Barcellos
Médica formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG) em 1994, fez Cardiologia no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo (1995/96) e a seguir especialização em Eletrofisiologia Invasiva e Estimulação Cardíaca Artificial (1997/98), também na Beneficência Portuguesa de São Paulo. É especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC/AMB) e em Estimulação Cardíaca Artificial pelo Departamento de Estimulação Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (DECA/SBCCV). É responsável pelo serviço de Holter (Monitorização Eletrocardiográfica de 24 horas) do Hospital Sabará e atual secretária do DECA/SBCCV na gestão 2016/17. A Dra. Cecília apresentou trabalhos em vários congressos nacionais e internacionais, na área de arritmia cardíaca. É palestrante de diversos congressos nacionais e regionais nessa área (Socesp/Congresso Brasileiro Arritmias Cardíacas, Congresso Brasileiro de Cardiologia) e já teve participações em programas de rádio e TV tirando dúvidas sobre o implante dos marcapassos (Bandeirantes, Globo – Programa Bem-Estar, Rádio Sul América).
Os eletrodos são colados em vários lugares do tórax, para ler o estímulo elétrico do coração de vários ângulos. Uma vez instalados, a criança poderá ir para casa e seguir a rotina normal pelas 24 horas seguintes: dormir, brincar, comer… Só não pode tomar banho. É solicitado ao paciente ou aos responsáveis anotar as atividades realizadas e os horários. O paciente carregará um pequeno aparelho durante esse período.
Pedimos para os pacientes não usarem cremes hidratantes no tórax, para não prejudicar a instalação dos eletrodos. Também recomendamos vir com uma blusa aberta na frente.